quarta-feira, 11 de junho de 2008

III Simpósio Internacional de Educação Superior - Resumo da Palestra de Abertura efetuada pelo Professor Victor Valdés

RESUMO REFLEXÕES PARA UM NOVO TEMPO - A CONSCIÊNCIA ECOSSISTÊMICA NA SINTONIA DO PENSAMENTO COMPLEXO: ROMPENDO PARADIGMAS NAS CIÊNCIAS E NA EDUCAÇÃO.
UMA NOVA CONSCIÊNCIA ESTÁ NASCENDO
VICTOR VALDÉS
Finalmente o mundo está se transformando, não somente na sua abrangência tecnológica materialista racional, como também na sua essência espiritual. Está se manifestando no éter cósmico um avanço na manifestação da consciência humanitária, adormecida por séculos de estagnação espiritual. A fera humana abandona as cavernas e se transforma pouco a pouco num ser muito especial, num homem evoluído, digamos que das cinzas do homem velho nasce como a própria Fénix um ser especial, com características de anjo, embora ainda com asas invisíveis, mas em essência completamente verdadeiras para aqueles que sentem este turbilhão de coisas acontecer. Uma tomada de consciência movimenta os espíritos humanos com a força de um furacão, desfazendo as coisas externas e obrigando aos seres se voltarem para dentro de si mesmos. A Educação tem a responsabilidade de construir seres humanos, consciências, e os valores utilizados devem ser com certeza revistos, pois é necessário formar profissionais verdadeiramente humanos, com um carater a toda prova. Os educadores representam neste mundo um exercito de luz, que tem a magna missão de lutar contra a irrealidade, os preconceitos, os julgamentos muitas vezes rápidos na boca daqueles que nada fazem para auxiliar o processo evolutivo. O novo paradigma que se vislumbra traz como característica principal o amor e a transformação interna do ser, precisamos deste amor e desta transformação como precisamos respirar, viver, andar, sonhar. Finalmente a utopia vai tomando a força de uma realidade, o amor se instala nos corações humanos cientes de que o crescimento somente acontecerá, quando despertemos deste longo sonho de pesadelo e angustia, de dor e de fome. Podemos fazer deste mundo um mundo de Paz e de Amor, desterrando para sempre o ódio, o sofrimento, a guerra e todas as mazelas que esta humanidade inconsequente gerou. Um novo paradigma está se apresentando, a chamada "espécie humana" se vislumbra agora como um todo e todos os reinos da natureza fazem parte dela. Percebemos agora que somos seres unidos por forças maiores e superiores, uma grande família que troca milhares de informações em prol de um crescimento global.
O FUTURO DA CIÊNCIA RESIDE NO MUNDO MAIS SUTIL DO IMPONDERÁVEL.Uma consciência que nasce da intuição pura, de um estado de espírito onde as descobertas são acessíveis. A Racionalidade, único Deus do mundo durante um século, abate-se desanimada diante da explosão estranha e envolvente da consciência humana que se modifica e penetra por novos caminhos os fenómenos e intui directamente o infinito como realidade imediata. A ciência do futuro será, sem dúvida a ciência do amor que combinará tecnologia, psicologia e metafisica. No amanhecer do século 22 esta nova cultura será ensinada em todas as salas de aula, cabe a nos, porem, o primeiro passo, nos reciclar, nos preparar, tendo a humildade de reconhecer que precisamos com urgência nos renovar numa verdadeira Reengenharia Mental, fazendo com que a nova educação seja uma realidade.
Somos ainda pequenos perante nos mesmos, nosso próprio espírito nos assusta com a sua luz emergente, e a consciência nos solicita mais força interna, mais combustível para alimentar nossos sonhos de Paz e Amor, agora o homem deixa as cavernas definitivamente para enfrentar a sua realidade cósmica, sua profunda interação com Deus, um Deus que se transforma em pura energia e nos empurra para um desenvolvimento cada dia maior e melhor. Embora ainda haja muito por fazer nesta nossa realidade, de uma coisa podemos ter certeza, a transformação está acontecendo, o amor se manifestará em cheio no coração de todos pois as sementes que os mestres plantaram estão surgindo, pequeninas ainda, mas com a força do Universo dentro, é a explosão do Amor, única semente que jamais deixa de ter o poder de crescer, embora os anos, séculos passem, ela sempre se guarda para o momento certo, pois a essência divina não tem tempo nem espaço, emergirá sempre quando as condições sejam adequadas a tão alta vibração. O Amor pode ser guardado, jamais esquecido.
Que a Paz, a Luz e o Amor estejam sempre com vocês e acreditem, para modificar o mundo é absolutamente necessário que esta mudança se inicie agora dentro de cada um de nós.

Nenhum comentário: